Texto

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Jogos abandonados, cancelados e ignorados... Mas jamais esquecidos

Eles são anunciados, imersos em promessas e em conteúdos audiovisuais criados para deixar os jogadores com água na boca. Notícias sobre as maravilhas incluídas começam a pipocar, datas são prometidas. Entretanto, em algum ponto entre a prancheta de desenho e as prateleiras, eles acabam soterrados no baú poeirento de títulos esquecidos/cancelados/negligenciados da história dos games.

A lista de jogos que acabaram não vingando é bastante extensa. Desde pedradas como Mega Man Legends 3 até propostas inéditas e obscuras como Faith and a .45. Os problemas são os mais variados: falta de dinheiro; falta de interesse por parte do público; desentendimentos entre publicadoras e desenvolvedoras etc.

Você certamente deve conhecer várias propostas — algumas boas, outras nem tanto assim — que tenham sido abandonada em algum momento. Possivelmente, após criarem uma boa dose de expectativa ou curiosidade nos jogadores. Bem, esse seu jogo pode ou não se encontrar na lista abaixo. Confira.

Muita expectativa para pouco planejamento

Confira alguns projetos de peso que acabaram cancelados

Possivelmente um dos cancelamentos mais comentados da atual geração de consoles. Após ser originalmente anunciado para o Nintendo 3DS, Mega Man Legends 3 acabou por ser definitivamente engavetado após anúncio oficial da Capcom no dia 18 de julho deste ano. Além do jogo completo, também a amostra prometida por Mega Man Legends 3: Prototype acabou enviada para o limbo.

A Capcom, naturalmente, apareceu com as devidas desculpas, reiterando que não há planos para retomar o projeto. De fato, há quem diga que tudo não passou de uma artimanha para promover o novo portátil da Nintendo, e que Legends 3 jamais foi realmente cogitado pela publicadora... Enfim, pura especulação, é claro.


Cipher Complex era um game de ação pretendido para o PlayStation 3 e para o Xbox 360, com desenvolvimento da Edge of Reality Games. O título seria publicado pela SEGA. Entretanto, em meados de 2009, após três anos de trabalho, a produção foi definitivamente interrompida.

  • COPS: The Police Experience

(Fonte da imagem: Divulgação/Pyro Studios)

Outro título de ação abandonado após longo desenvolvimento. COPS: The Police Experience ocupou boa parte do tempo da desenvolvedora Pyro Studios entre os anos de 2003 e 2008. O game deveria dar as caras para o PlayStation 3 e para o Xbox 360. Entretanto, a desenvolvedora acabou por demitir 30 funcionários logo antes do natal de 2008, e o projeto recebeu destino semelhante.

Ok, ok. Indiana Jones and The Staff of Kings não é, estritamente falando, um caso de cancelamento. Entretanto, vale lembrar que o game havia sido originalmente prometido também para PlayStation 3 e Xbox 360, embora tenha sido lançado apenas para Wii, PSP, DS e PlayStation 2. Bem, após uma série de adiamentos — mesmo com a boa promessa da inclusão da Euphoria —, o desenvolvimentos para as duas plataformas foi finalmente abandonado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Disney)

Provavelmente uma das melhores promessas baseadas na clássica franquia de filmes, Armada of the Damned acabou, lamentavelmente, recheando o insalubre baú de Davy Jones. Segundo afirmou a Disney Interactive em declaração oficial, o problema foi a “reestruturação” ocorrida na desenvolvedora Propaganda Games, o que acabou afetando um dos times de desenvolvimento da companhia.

(Fonte da imagem: Divulgação/CAPCOM)

Mega Man Universe deveria misturar a clássica aventura do robozinho azul da Capcom à fórmula inaugurada por LittleBigPlanet — com amplas possibilidades de personalização de cenários e personagens. Embora as razões específicas para o cancelamento do game jamais tenham sido reveladas, rumores dizem que se trata de mais um dos efeitos indesejáveis da saída de Keiji Inafune da Capcom.

Eis uma proposta que poderia, realmente, ter rendido algo decente. Faith and a .45 deveria contar no PlayStation 3 e no Xbox 360 a história do casal de foras da lei Luke e Ruby em meio ao período da Grande Depressão nos EUA. Infelizmente, nenhuma publicadora demonstrou interesse pelo projeto.

Abandonados, mas jamais esquecidos

Conheça alguns projetos colocados permanentemente em delay


Embora a desenvolvedora CD Projekt negue veementemente o cancelamento, The Witcher: Rise of the White Wolf já anda a um bom tempo sendo tomado como vaporware. O projeto era desenvolvido pela Widescreen, que reclamou da falta de pagamento. A CD Projekt, por sua vez, afirmou que a desenvolvedora francesa simplesmente não cumpria com os prazos, acusando ainda a empresa de “falta de capacidade técnica”. De qualquer forma, o jogo permanece até hoje no limbo.

  • StarCraft: Ghost

StarCraft: Ghost anda suspenso há uns bons anos. A Blizzard havia planejado o título para os saudosos GameCube, PlayStation 2 e Xbox, mas o lançamento jamais ocorreu. Embora a companhia se recuse a dar o braço a torcer, a mídia especializada já qualifica Ghost como “cancelado”.

  • Road Rash

Um novo game da série Road Rash estava nas mãos da desenvolvedora EA Warrington em 2006. Entretanto, o estúdio acabou fechado, e a clássica franquia de porrada motorizada acabou novamente na gaveta. Segundo rumores, o projeto iniciado pela Warrington ainda pode ser retomado pelo braço britânico da EA.


Após permanecer por um longo período sem quaisquer novidades, a Ubisoft apareceu com Beyond Good & Evil durante o evento Ubidays de 2008. Após encorajar os fãs da franquia a “ter paciência” durante um longo tempo, a companhia acabou por anunciar que o game é atualmente pretendido para a oitava geração (a próxima). É esperar para ver.

E você... Conhece algum bom game abandonado ou que flutue permanentemente no imenso limbo dos games? Comente abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário