Texto

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Coisas que deixam os jogadores irritados! - Parte 1


Mais uma novidade no blog! Mais uma saga! E mais uma vez retirada do nosso parceiroMuseum dos Games. Mas agora vamos ao que interessa!
Estamos aqui hoje pra falar sobre as coisas que mais me irritam nos jogos! E aposto que irritam muitos de vocês também. Aquelas coisas que deixam a gente bem puto, e com vontade de arremessar o controle por diversas vezes na tela...
Não apenas coisas que acontecem nos jogos, mas coisas que falam sobre jogos e sobre nós jogadores... Aquele blábláblá que todos estamos cansados de ouvir sobre os video games na sociedade e como eles afetam as pessoas!
Bem, esse será um post cheio de ódio no coração! E não, esse ódio não é por culpa dos games, antes que algum psicólogo/sociólogo/qualquerólogo venha me falar isso.
Então vamos aos fatos que deixam qualquer um irritado...


FASES AQUÁTICAS

Nossa senhora, como essas fases são lazarentas... É raro encontrar quem goste delas!
E não é apenas a fase aquática de algum jogo ou outro! Não, são todos os jogos (ou pelo menos a maioria) que possuem fases aquáticas insuportáveis!
Seu personagem fica mais lento, mais vulnerável à tudo... E essas fases parecem ser eternas, demoram pra acabar! E quando você passa dela, tem outra num mundo mais à frente! É tenso!
Engraçado que em alguns jogos os caras se dão ao luxo de querer fazer o personagem ficar sem fôlego quando fica muito tempo em baixo d'água, só pra deixar o jogo mais "real", mas será que ninguém acha estranho um ouriço azul mergulhando? 

FASES EM QUE A TELA SE MOVE

Assim como fases aquáticas, tem sempre alguma fase num jogo onde a tela se move sozinha só pra você ter que passar pela fase correndo...
E como eu odeio fases assim! Não odeio mais que as fases aquáticas, mas odeio!
Você deixa de coletar itens, morre nos buracos infinitos mais idiotas do universo, ou naqueles inimigos mais idiotas só porque teve que pular numa hora que não queria, ou numa plataforma que não queria! Claro, é um desafio à mais, só que chega a ser irritante...  

LOADINGS INFINITOS 

Antigamente nem tínhamos esse problema... Mas com o tempo, os jogos foram ganhando suas famosas telas de LOADING...
Hoje alguns jogos colocam animações básicas só pra descontrair enquanto esperamos, mas nada disso ajuda muito quando se tem mais horas de Loadings do que de jogo!
Isso também é muit...
Espere um momento... Essa parte do artigo ainda não acabou de carregar...
...

CÂMERA RUIM

Câmera ruim é uma coisa que irrita muito... Você tá jogando tranquilamente quando a câmera para bem atrás de algum pilar, árvore ou qualquer outra coisa que possa tapar sua visão! Isso é frustrante!
Um bom exemplo disto é a demo de Ninja Gaiden Sigma 2. O jogo é bem legal, mas a câmera atrapalha demais. Sempre parando em lugares estratégicos pra ferrrar sua visão! Sorte que temos o famoso botão que quando pressionado coloca a câmera imediatamente na direção correta, mostrando o que tem na frente do personagem... Mas mesmo assim, tem que ficar apertando o botão a todo momento, pois a câmera sempre te prejudica! E câmera ruim é um saco...   

JOGOS SEM LEGENDA 

Meu inglês é péssimo, muitas vezes coloco o idioma como espanhol só pra poder entender a proposta do jogo e todos os textos, mesmo que pra isso tenha que aguentar a péssima dublagem espanhola... A dublagem dos personagens em espanhol fica ridícula se comparada com a dublagem em inglês. Mas paciência...
Só que muitos jogos nem tem a opção de escolha de idiomas, então tenho que jogar no inglês e não entender nada do que eles falam.
Pior é quando nem legenda tem... ¬_¬
Por pior que meu inglês seja, lendo eu sou melhor que eu ouvindo e consigo entender algumas partes pelo menos!
Agora quando num tem opção de idiomas, nem legenda.... FUUUUUUUU!!!!! 

QUANDO TROPEÇAM NO FIO DO CONTROLE

Clássico dos videogames de antigamente... Chega até a ser um clichê! Quantas e quantas vezes não tropeçamos no fio sem querer, ao levantar pra pegar uma coisa.
Ou pior, quantas vezes aquele irmão ou amigo nosso tava passando e num viu o fio do controle e passou reto com tudo! Levando controle, videogame, fita e todo nosso progresso junto, afinal, o videogame travava com o impacto! Poisé, eu por exemplo... Já fiz isso muitas vezes!
Eram tempos difíceis...
Zerar jogos não era tarefa muito fácil. Além dos inimigos do jogo, tínhamos esses pequenos empecilhos pelo caminho... Hoje em dia tudo é mais fácil! Nem fio os controles tem mais...  

CENSURA 

"Ebaaa!! Saiu o MATANDO TODO MUNDO 5! Liga logo essa bagaça pra gente poder fuzilar geral...
Ahh lá vem o primeiro idiota... Vai levar tiro de 12 na boca do estômago!
HIHIHIHEHEHEHAHAHA!
Se f... otár... Epa, cadê a p... do sangue? Cadê as tripas? CADÊ?"
...  
Acho que todo mundo já ficou irritado quando viu que um jogo que tinha o intuito de ser bem sanguinário com cenas mais fortes, sangue pra todo lado e tudo mais que se possa imaginar; acabou sendo PICOTADO e recebeu diversos cortes pra não ficar tão chocante e violento!
Censura maldita que acaba com os jogos... Nintendo é mestre nisso!
Trocar sangue por suor num combate mortal não é nada bom! 

GENTE QUE ACHA QUE VIDEO GAME É COISA DE CRIANÇA

Isso irrita muito! Gente falando que pessoas com mais de 20 anos ou até menos, deveria estar preocupado com coisas de adultos e não em ficar jogando video game! Mas será que é tão difícil entender que hoje em dia video game não é mais coisa de criança?
Tá certo que antigamente tinha essa fama, até porque os jogos todos eram muitos simples e muito coloridos, e os controles possuíam poucos botões e qualquer criança poderia progredir tranquilamente nos games, mas experimente dar um controle na mão de uma criança e diga pra ela jogar Killzone 2, pra ver o quão longe ele irá... São muitos botões, muitas ações, num é coisa pra criança jogar! Crianças têm que jogar Nintendo Wii! *prevendo a fúria dos nintendistas!*xD
Mas falando sério, jogos/video games são um hobby; um passatempo... Eu jogo porque gosto, e tô em casa a toa, sem fazer nada, então vou jogar umas partidinhas pra relaxar! Assim como quem gosta de assistir filmes! Por que o cara que assiste filmes não é tratado assim? Assistir filmes é um passatempo também, assim como jogos (eu gosto muito de ambos)... Tá na hora de parar com isso de que video game é coisa de criança! Eu jogo porque gosto; jogo pra me divertir, oras! É uma forma de entretenimento...  

GENTE QUE ACHA QUE VIDEOGAME É COISA DO CAPETA

Sempre tem aquele vizinho ou parente que acha que videogame é coisa do capeta! Só porque a gente tá jogando um jogo tipo Doom, onde enfrentamos hordas de demônios vindos das profundezas da p...kelpariu ou só porque tem muito sangue e pessoas mutiladas na tela, o pessoal já vem falar que isso é coisa do demo... Calúnia!
Isso sem falar na alienação de alguns pastores sobre esse tema! Pra eles, até PONG é coisa do capeta!
Pior que isso só mesmo o item abaixo...  

GENTE QUE ACHA QUE VIDEOGAME DEIXAS AS PESSOAS VIOLENTAS

Uma hora o videogame é coisa de criança... Outra hora é coisa do capeta! E outra hora deixa as pessoas violentas! Nossa quanta besteira que falam sobre os jogos.  
Eu sempre joguei jogos violentos e nunca matei ninguém por isso. Se o cara joga um jogo e sai atirando nos outros é porque ele tem sérios problemas mentais e precisa realmente de ajuda, mas não foi o jogo o culpado disso! Afinal, ele poderia ter assistido a um filme muito violento também e querer sair matando... É sempre culpa dos jogos.
Mas esse tipo de pessoa precisa de tratamento, isso sim! Pois se podem ser influenciados por jogos, também podem ser influenciados por novelas, filmes, Big Brothers, e muito mais...
Quando eles não sabem em quem colocar a culpa, colocam-na nos jogos!
É igual quando você tá meio doente e vai ao médico, mas ele não sabe ao certo o que você tem, então ele diz que você está com virose! Virose é o nome científico que os médicos usam pra diagnosticar quando eles não fazem idéia do que diabos você tem! E então você vai feliz pra casa porque o doutor achou uma solução pro seu problema.

CUT-SCENES QUE NÃO DÁ PRA CORTAR

As cut-scenes só vem pra acrescentar e deixar o jogo mais completo e mostrar a história de uma forma muito bacana. Só que tem horas que não estamos a fim de ficar vendo certas cenas, seja pelo fato de não estarmos com muita paciência ou pelo fato de já termos terminado tal jogo antes e já vimos aquelas cenas outras vezes!
Todos os jogos deveriam vir com a opção pra cortar as cenas... Quem quer assistir ótimo, mas quem não quer deveria ter a oportunidade de pular essa parte! E por mais que as cenas não sejam interrompidas, ficaremos a apertar o botão do controle incessantemente. E mesmo depois de apertar todos os botões pra tentar cortar, alguém vem e pergunta: Num dá pra cortar? Já tentou apertar o START?

CONTEÚDO ADICIONAL PRA COMPRAR

Como isso me irrita... A gente já paga pela p... do jogo, e ainda fica tendo coisas adicionais pra comprar!
Aí você vai me dizer: Pera aew doido, mas se você num quiser num precisa comprar!
Pois é meus caros, só que muitas vezes, os caras são sacanas e colocam as melhores coisas como conteúdo adicional. Mapas novos, armas, veículos diferentes e muitas outras coisas super foderosas como conteúdo exclusivo pra quem comprar!
Às vezes eles fazem até um jogo meio curto, só pra gente terminar rápido e comprar novos conteúdos pra aproveitar tudo do jogo!
ISSO PRA MIM É SACANAGEM!
Se eu já to pagando pelo jogo, deveria vir tudo nele... Se lançarem coisas mais pra frente, deveriam disponibilizar gratuitamente pra quem já comprou o jogo!    

QUANDO ACABA A ENERGIA

Hoje em dia isso nem é muito problema, afinal, os jogos salvam praticamente à todo momento. Mas antigamente era foda!
A gente ralava pra chegar no mundo bem distante, quase no final do jogo, e de repente quando ia matar o último chefe acabava a luz!
Você nem tem mais motivação pra começar isso de novo por pelo menos uns dois meses! É um trauma na vida de qualquer um!
Queda de energia é um saco à qualquer momento pra falar a verdade... A gente fica sem nada pra fazer.  

QUANDO APAGAM TEU SAVE

Você passa horas e horas deixando seu personagem num level acima dos Deuses e salva seu progresso pra descansar um pouco. Eis que chega aquele seu tio ou priminho querendo só jogar um pouquinho... Como você é uma pessoa de bom coração, vai lá e liga às vezes o mesmo jogo só pra ele brincar, ou até outro jogo diferente! Ele joga e vai embora, e você então pode recomeçar a jogar de onde parou e... P...! Cadê meu save?
Quem é esse personagem no level 3?
Ahh não, o cara excluiu meu save pra colocar o save de cinco minutos que ele jogou... Brincadeira!
Então você fica nervoso, e mata o indivíduo que fez isso. E vários “especialistas” no assunto dão entrevistas na TV dizendo que isso é culpa dos jogos, que deixam as pessoas mais violentas!
Na verdade, isso tudo é culpa dos parentes quem vem te visitar sem avisar...  

PERDER OS POWER-UPS

Naqueles jogos de nave é normal ter Power-Ups espalhados pelos cenários ou quando você destrói alguns inimigos! E então você fica feliz ao deixar seu personagem ou sua navezinha foderosa, coletando todos os Power-ups possíveis! E de repente, num momento de desatenção leva um tiro vindo do além e morre...
Voltando com a porcaria da navezinha sem nada! Com o tiro mais básico possível. Isso é foda demais! Mas faz parte né...

O SEU AMIGO ROUBA TODOS OS POWER-UPS

Jogar no modo Coop é muito divertido! Exceto por alguns momentos, como esse...
Você destrói um carinha especial e então o power-up fica andando por toda a tela e quando você vai pegar seu amigo entra na frente e pega! Mas beleza, o próximo é meu, você pensa. E lá vai você de novo, e... P...! você pegou outro! Era meu!
Tá certo, seu fominha vê se deixa o próximo pra mim. E lá vamos nós e ele pega o terceiro power-up seguido pra ele...
CAR...! SEU FDP VAI EMBORA DA MINHA CASA!
É, algumas amizades são colocadas a prova por causa de jogos...   

APANHAR DO AMIGO NO MODO COOP

Tão frustrante quanto perder todos os power-ups pro seu amigo, é descobrir que ele pode ser mais lazarento ainda e gostar de bater em você num beat’em up!
No começo ele diz que foi sem querer e num viu, ou que tentou acertar o inimigo e acertou você por acidente. Mas chega uma hora que não há como disfarçar, e o infame do seu amigo dá na cara que você é o principal alvo dele! É mais realista sim, só que muito irritante esses jogos onde os parceiros podem se atingir. Isso também acabava com as amizades.

CONTINUAÇÕES PATÉTITCAS

Você joga um jogo e acaba achando ele maravilhoso! Fica abismado com tanta qualidade e diversão proporcionada pelo game... E como todo gamer, fica à espera de uma continuação! E quando descobre que ela saiu vai correndo comprar.
Mas como nem tudo são flores e a vida é uma caixinha de surpresas, você acaba se decepcionando com a porcaria da sequência que fizeram pro fantástico jogo anterior! Parece que não tem nada a ver com o outro jogo, que fizeram as coxas só pra lucrar mais dinheiro! E com isso, cada vez mais séries vão pro buraco.

STATUS

Eu num sei quem foi que teve a idéia de criar Status pros personagens, mas eu definitivamente não sou muito fã!
Claro, olhando pelo lado racional da coisa, é muito interessante e gera até uma coisa estratégica pros jogos, mas olhando pelo meu lado humano, é irritante! Dormir, queimar, congelar, envenenar e muitos outros!
Estava eu jogando Pokémon Stadium e fui lutar contra um Gengar.. . Maldito seja Gengar! O sem vergonha não parava de me fazer dormir!
Eu mal acordava e ele mandava Hypnosis de novo!(o ataque mais irritante de qualquer Pokemon) Mal dava tempo pra dar um ataque se quer. Eu fiquei muito tempo pra conseguir derrotar ele, e isso só aconteceu quando ele errou o ataque... Pra que prorrogar o inevitável? Você vai perder mesmo, evite me fazer passar nervoso e desista logo!    

BUGS

Ahh malditos jogos bugados! Acabam com a diversão e deixam-me muito irritado.
Um bom exemplo é Batman Arkahm Asylum. Tem vários lugares onde o morcego pode se pendurar usando o bat-gancho, pra isso, basta olhar pro lugar e esperar aparecer um ícone pra apertar o botão e pronto! Você sobe!
Só que por diversas vezes em diversos lugares, o ícone não aparecia no lugar certo, ele aparecia atrás do personagem e quando se apertava o botão, Batman mandava o gancho pro infinito (e além!) e ficava sendo puxado pra lugar algum (como na imagem acima que eu tirei pra mostrar o fato), num buraco negro! Então tinha que sair e começar da onde tinha parado e tentar seguir fazendo isso, depois de umas três tentativas o ícone aparecia no lugar certo.
Mas dá um desanimo recomeçar... Num sei se é a versão de PC que é bugada, mas que tá uma porcaria tá! Apesar do jogo ser muito foda! Uma pena um jogo tão bom ser tão bugado...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário