Texto

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Microsoft cria blog para contar detalhes do Windows 8

Companhia cria informativo no qual revelará detalhes a respeito de seu próximo SO. "Será a principal mudança no produto desde o Windows 95", destaca.

Se você está ansioso por mais detalhes a respeito do próximo sistema operacional da Microsoft, que deve ser lançado já no ano que vem, o novo blog da companhia deverá agradar. Chamado de Building Windows 8 (Construindo o Windows 8), o portal antecipará informações, como recursos incorporados, decisões quanto à interface e questões de engenharia.
“Sabemos que desenvolvedores, profissionais de TI, gamers, enfim, todos querem saber o que há de novo”, escreveu Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows e Windows Live. “Tantas coisas serão adicionadas ao Windows 8... queremos ter certeza de que abordaremos todos os tópicos possíveis até lá”.
A iniciativa, no entanto, não chega a ser inédita. A gigante fez o mesmo em relação a seu antecessor. Mesmo o nome – “Construindo o Windows 7” – era idêntico.
Revolução
O primeiro comunicado de Sinofsky foi conservador. Ele não deu mais detalhes sobre o novo SO, diferentemente do que fez em junho, quando surpreendeu a todos. Em vez disso, reiterou a posição da empresa, que enxerga o Windows 8 como a maior atualização de seu produto desde o Windows 95.
“O Windows 8 será repaginado para uma nova geração de dispositivos digitais”, afirmou. “Atualmente, mais de dois a cada três PCs são portáteis – notebooks, netbooks, tablets. O tamanho da tela varia de 10 polegadas a dimensões que cobrem uma parede inteira, e algumas ainda exibem imagens em alta definição. O armazenamento das máquinas saiu dos megabytes, chegou aos terrabytes e agora caminha para a nuvem. Essas mudanças motivaram as alterações no Windows, dos chips a serem usados à experiência do usuário”.
Leia mais: Windows 8 não exigirá hardware melhor
Em junho, a provável interface do próximo SO foi apresentada. Ela foi elaborada de modo que se adapte às telas sensíveis ao toque, utilizada em tablets, ao mesmo tempo que funcione corretamente com PCs que não dispensam teclado e mouse.
O software será também o primeiro a rodar tanto chips da ARM quanto os de arquitetura x86 da Intel. Os aplicativos para ele deverão ser desenvolvidos, primeiramente, sobre as linguagens JavaScript e HTML.
Sifnofsky espera que, por conta das grandes modificações, os usuários expressarão suas opiniões sobre os planos da companhia. Ele, inclusive, os convida para contatá-lo por e-mail. A próxima conferência da gigante será em 13/09, na qual ela pretende mostrar do que o SO é capaz, além de exibir suas ferramentas de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário